quarta-feira, 5 de junho de 2013

Problemas comuns com o programa de e-mails

Aqui irei listar alguns problemas muitos comuns de usuários em seus programas de e-mails (Outlook, Windows Live Mail, etc) quando ligam para o suporte do seu provedor.

 - Problemas de envio/recebimento :

 Geralmente quando um usuário liga para seu provedor informa logo de cara : - Não estou conseguindo enviar meus e-mails, ou meu Outlook apresenta uma mensagem de erro quando tenta receber etc.

Primeiro é tentar identificar localmente o que pode estar ocorrendo.

Primeiro passo é limpar a caixa de saída do programa, movendo as mensagens presas para a pasra de rascunho ou excluindo, pois geralmente os programas de e-mail com exceção do Outlook Express 6 do Windows XP ficam com problemas quando possuem mensagens presas na caixa de saída.

Em seguida efetuar um novo teste clicando no Enviar/Receber, apresentando erro verifique se o computador esteja conectado a internet, usuários leigos geralmente afirmam logo que o computador está conectado pelo simples fato do ícone de rede do windows estar ok.

Efetue testes simples como abrir um site que geralmente não acessam como cnn.com, fifa.com etc, se abrirem é porque estão com problema de conexão.

Outro teste importante é o efetuado via terminal (prompt de comando) pois o computador pode estar com internet, porém a máquina pode estar com problema de rota, para isso basta abrir o prompt (tecla windows + R e em seguida digite : cmd ).

ping pop.meudominio

telnet pop.meudominio 110

tracert meudominio
ou
traceroute meudominio

Não identificado nenhum dos problemas acima, verifique se os parâmetros de configurações estão corretos no programa como servidor POP, SMTP, portas, autenticação, opção SSL marcada etc.

Se tudo estiver correto verifique o anti-vírus / firewall do computador e desative para efetuar testes, pois o mesmo pode estar bloqueando.

Se todos os testes e configurações estiverem corretas, anti-vírus desabilitado e o erro persistir, pode ser que o programa esteja corrompido.

Efetuem um último teste configurando um novo perfil/identidade e teste novamente, não funcionando reinstale o programa com o auxílio de um técnico local.

Coisas importantes :

 - Sempre ao ligar para seu provedor saiba informar de forma clara o problema ocorrido
 - Informe o e-mail utilizado ou o domínio (informação após o @ no endereço de e-mail)
 - Se é uma pessoa muito leiga para ser auxiliada pelo suporte, peça que a pessoa de TI da empresa entre em contato para que os testes e análises possam ser efetuadas.
 - Nem sempre o problema é do provedor e sim de falta de conhecimento técnico do usuário.

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